VÍDEO - Vereador Antonio de Oliveira comemora discussão de projeto que trata do alargamento de estradas

20/05/2021 21:27
VÍDEO - Vereador Antonio de Oliveira comemora discussão de projeto que trata do alargamento de estradas

Com uma atuação focada em todos os segmentos da sociedade, o vereador Antonio de Oliveira, Progressista, também dá uma atenção especial na defesa da classe dos agricultores, que representam as comunidades rurais do interior do Município. Apesar de residir no perímetro urbano, o vereador revela que tem origem na agricultura e por isso procura trabalhar par defender a categoria que tanto trabalha para produzir alimentos.

Em sua fala, na Sessão Ordinária realizada na noite desta segunda-feira (17-05-21), o vereador destacou que é preciso cuidar e dar atenção aos produtores que sabem trabalhar e produzir, e muitas vezes, na hora de escoar sua produção agrícola acabam encontrando dificuldades em razão da falta de conservação das estradas.

Desde o início do ano em que assumiu a cadeira de vereador, Antonio de Oliveira, vem defendendo melhorias das estradas do interior – bem como o alargamento de alguns trechos – reforma de pontes e bueiros. “Alargamento é necessário – os equipamentos agrícolas aumentaram de tamanho, tratores, plantadeiras e colheitadeiras – e a tecnologia ajuda produzir alimentos para o Brasil e para o mundo”.

Segundo o presidente do Legislativo, o governo municipal vai encaminhar um projeto, juntamente com a Secretaria de Agricultura, exatamente nesta linha, para adequar a Lei de 1998 à realidade atual das estradas, estabelecendo novos critérios para a conservação das estradas rurais, visando assegurar o livre trânsito proporcionando o adequado escoamento de produtos em geral. “Para dar mais agilidade nesse trabalho, de alargamento de estradas, roçadas e remoção de árvores em casos necessários, a administração está formatando um projeto juntamente com a Secretaria da Agricultura, que será encaminhado para a Câmara de Vereadores”, enfatizou Antonio, destacando que entre as mudanças sugeridas na atual legislação municipal estão a permissão do alargamento e imputando responsabilidades como a proibição do plantio de pastagens (como pasto elefante, entre outros) nas margens das estradas.

O vereador frisa que o projeto que está sendo elaborado, tem como objetivo modificar a lei de 1998 (N° 1606/98 que estabelece critérios para a conservação das estradas rurais. A novo projeto trará a proposta de que a estrada geral tenha área total de 20 metros (incluindo leito – área de rodagem – de 9 metros e restante área de domínio); e as estradas (caminhos) que ligam a propriedade rural à estrada geral, que atualmente têm 10 metros de área de domínio, a proposta seria de aumentar para 14 metros.

“Sempre cobrei conservação de estradas, alargamento das estradas, pontes, pontilhões. E os agricultores estão pedindo melhorias das estradas rurais há muito tempo. Inclusive, esse assunto está sendo discutido com sindicatos e grupos de agricultores”.

Fonte: Redação