VÍDEO - Antonio de Oliveira pede acessibilidade em passeios e prédios públicos de Três de Maio

12/04/2022 19:40
VÍDEO - Antonio de Oliveira pede acessibilidade em passeios e prédios públicos de Três de Maio

O Vereador Antonio de Oliveira, apresentou na sessão desta segunda-feira (11 de abril/22), indicação para que o Poder Executivo, estude a possibilidade de criar um cronograma para construção e reconstrução de calçadas (passeios padronizados) e proporcione acessibilidade em terrenos e edificações, pertencentes ao município de Três de Maio.

Na proposta indicativa, o parlamentar justificou que o município precisa dar o exemplo, pois a legislação obriga que edificações devem respeitar a existência de passeios padronizados. Por isso, é justo indicar que o Poder Público Municipal, comece o mais rápido possível a adequação dos passeios públicos (calçadas) em áreas pertencentes a municipalidade, garantindo o direito do livre acesso e locomoção, como previsto pela legislação Federal, Estadual e Municipal.

Durante conversa com o prefeito Marcos Benedetti Corso, o vereador recebeu um aceno de que o Poder Público, irá comprometer-se em fazer a construção dos passeios, sugeridos pelo parlamentar.

Antonio de Oliveira, frisa que a construção de passeios padronizados, irá proporcionar melhor acessibilidade e a tranquila mobilidade de pedestres, que necessitam utilizar os ambientes públicos do município de Três de Maio. Desse modo, qualquer pessoa que tenha ou não alguma deficiência ou mobilidade reduzida, poderá ter o direito de circular com mais facilidade, sendo necessária a eliminação dos desníveis, buracos, lixeiras inadequadas, bueiros destampados e pisos escorregadios.

O vereador diz que, os passeios devem proporcionar piso tátil aos deficientes visuais e rampas aos cadeirantes.

Entre as medidas sugeridas, indica-se também a instalação de elevadores no prédio do Palácio Municipal e em outros órgãos pertencentes ao município de Três de Maio. Antonio de Oliveira, salienta que também seja levada em consideração a exigência de acessibilidade nos prédios que a municipalidade venha locar para instalação de algum serviço que é prestado pelo Poder Público Municipal. 

Fonte: Redação